Tenha Definição do seu Ambiente Interno e Externo
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Esta ferramenta é muito mais uma questão de você entender como as coisas funcionam, quando falamos de: Definir o seu ambiente interno e o ambiente externo.
Entenda que em todos os negócios existem dois extremos:

Existe os extremos internos e internos.
Falando de ambiente externo, responda as perguntas:
Você tem clareza sobre o seu ambiente externo?
O que seria ambiente externo? Quem é seu Avatar ou Persona.
Qual é o seu nicho de atuação?
Qual é a demanda que sua persona tem? Quais são as dores ou sonhos?
De acordo com os dados do teu cliente, do teu público ele vem nesse formato aqui, você terá que adaptar o seu ambiente interno.
Por exemplo: O mesmo produto, para falar com a persona como poder aquisitivo mais alto, esse produto tem que se adaptar na sua comunicação, para encaixar com esse ambiente externo.
Modificando o apenas o público-alvo, pode ser o mesmo tema, o mesmo conteúdo, mas com uma outra forma de aplicar, de executar.
O que precisa ser feito é mudar também os seus ambientes internos.
Quando falamos de ambiente externo, sempre existirá um ambiente interno a ser observado, normalmente não se consegue fazer mudanças no ambiente externo, mas o seu ambiente interno sim
Te deixo a pergunta: Você sabe como está seus ambientes ambiente externo? Este ambiente está encaixando, está havendo sinergia ou está destoando? Ou você está comunicando “A” e o outro público está ouvindo “B”.
Falando de definição de ambiente interno:
- O Movimento;
- Expert (a história do expert);
- Método;
- Precificação, e uma série de fatores.
Existe uma diferença entre ambiente interno e ambiente externo, e você precisa ter total clareza sobre isso.
2 – A SUPER ENTREVISTA
As quatro entrevistas obrigatórias.
Tenho uma ferramenta chamado 40 perguntas, super entrevista, onde 20 perguntas estão relacionadas com o ambiente externo e 20 perguntas relacionadas ao ambiente interno.
As 20 perguntas referente ao ambiente interno.
EXPERT
Por exemplo:
De onde veio a vontade de falar sobre isso?
Qual é a história por trás desse produto?
Esse produto tem alguma fundamentação ou é absolutamente capitalista, é só para vender?
Uma sugestão, pega essas perguntas, coloca alguém para fazer e filma de o expert respondendo.

A – Me conte um pouco como você começou nesse mercado até virar um especialista?
Várias pessoas para quem fiz essa pergunta, respondem que não se consideram um especialista. Se você ainda não se considera um especialista/expert, você tem que estudar mais, tem que experimentar mais.
Começar ajudar mais pessoas para você assumir esse posicionamento de expert nessa área, estudar e aplicar na prática com as pessoas.
B – Você se lembra de algum momento sua história que te marcou positivamente? e negativamente?
Esta pergunta está relacionada ao tema, não adianta você falar sobre negatividade e positividade a tua vida pessoal, pode até falar de vida pessoal, mas deve ter relação com o que você vende.
C – Porque (tema do especialista) – Por exemplo: Marketing digital, Porque apostou nesse mercado?
D – Quais foram os seus piores problemas quando você começou nesse mercado?
E – Como era sua vida antes de você ser um expert?
F – Como você se sentiria nessa época antes de ter resultado?
Sentimento, essa é uma das perguntas mais poderosas, pois é isso que vende, porque é a sua dor é a sua transformação, é a pessoa se vendo em você.
G – Por que você resolveu ajudar outras pessoas?
H – O que você acredita que são seus diferenciais?
Ou você só é mais um? Isso é muito importante, quais são seus diferenciais.
I – Por que você acredita em quem segue, não consegue ter resultados tão expressivos como os seus?
As pessoas que estão me acompanhando, porque ela não está vivendo a vida que eu estou se eu estou ensinando tudo.
J – O que te faz manter o foco, mesmo durante momentos que dá vontade de desistir?
Essa resposta, entenda que é copy pura, para cada resposta dessa você fazer um criativo para vender, acredite, vende.
K – Se amanhã depositassem na sua conta 20 milhões de reais e você puder fazer qualquer coisa, o que você faria?
Essa pergunta é muito importante, para entender os valores da pessoa.
Essas são as perguntas relacionadas ao expert.
MÉTODO
Você acredita que tem um método 100% alinhado?

A – Você acredita ter um método ou apenas um conjunto de ideias que só funcionam para você? Fale um pouco sobre isso.
Você é uma falcatrua, você é um fanfarrão, ou você existe um método de verdade?
B – Me fale um pouco, de forma resumida, quais são os três-cinco pilares que sustentam tudo que você ensina?
Nada balela, preto no branco, falar de forma clara e objetiva quais são os pilares que te fundamentam.
C – Como você poderia provar para as pessoas que não te conhecem que esse método funciona?
Prova social, depoimento, resultado precisa que mostrar.
D – Me conta 3 histórias de pessoas que aplicaram o seu método ou suas ideias. Como foi a transformação da vida dessas pessoas? Quais resultados reais?
Você pode perguntar, eu não tenho histórias, eu comecei agora… Vai atender pro bono, atender de graça, vai atender as pessoas para você ter histórias, os meus melhores depoimentos foram dos alunos da minha primeira turma gratuita.
E – Se você tivesse que resumir tudo que o seu método proporciona em uma frase, qual seria a promessa que faria?
Aqui é um pouco da super promessa.
F – Explique um pouco mais a estrutura do seu método ou conjunto de ideias, por onde a pessoa começa e por onde termina?
Você falou dos pilares, agora você descreve os pilares.
G – Qual o principal problema, necessidade ou sonho que o seu método resolve definitivamente na vida do outro lado?
H – Porque as pessoas deveriam comprar seu produto/serviço e não qualquer algum outro do mercado?
I – É muito difícil executar seu método? em quanto tempo uma pessoa que executa do começo ao fim, consegue obter seus primeiros resultados?
J – Existe algo que eu não te perguntei, mas que você gostaria de falar a respeito? Algo que faria sentido nesse nosso contexto?
Aqui fechamos o segundo bloco de perguntas sobre ambiente interno.
AMBIENTE EXTERNO
Agora você tem que conhecer o seu ambiente externo para ver uma conexão entre eles.
Tenho aqui mais 20 perguntas.
PÚBLICO-ALVO – AUDIÊNCIA
Essas são perguntas para sua audiência, para quem te segue.

A – Idade
B – Sexo
C – Você considera o nível de conhecimento sobre (tema do seu lançamento)
- Básico
- Intermediário
- Avançado
D – Porque você quer apenas aprender mais sobre o tema (tema do seu lançamento)?
- Sou novo e quero… […]
- Já trabalho com […] e quero me aperfeiçoar
- Estou em busca de […]
E – Se você pudesse escolher apenas um problema (relacionado ao tema do lançamento) para resolver, qual seria?
F – Qual é o seu maior desafio hoje para (tema do lançamento)
G – Qual seu maior sonho hoje para (tema do lançamento)
H – Se você tivesse a oportunidade de ter 1 hora de consultoria comigo, o que você me perguntaria?
I – Existe algum tema específico que você gostaria que fosse tratado nas aulas das sérias?
J – Quanto pagaria por um […] que te ajudasse à […]?
- Até […]
- De […] á […]
Pode colocar mais perguntas extras, você conhece a sua audiência? Já fez essas perguntas para as pessoas que te seguem e não te compraram ainda?
ALUNOS – PESSOAS QUE JÁ VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA COM SEU MÉTODO.
Pessoas que podem suas histórias, contar como foi a experiência, como elas se sentiram antes e como ficaram depois.

A – Me conte um pouco da sua história
B – Qual era seu problema antes de conhecer o produto/serviço?
C – Como você se sentia?
D – Como você conheceu o produto/serviço? Por que decidiu da a ele um voto de confiança?
E – Me conte um pouco mais sobre suas dificuldades ao aplicar o método do produto/serviço?
F – Quais resultados reais que o produto/serviço trouxe para a sua vida?
G – O que aconteceu na sua vida que você nunca imaginou que seria possível (resultados reais) através do produto/serviço?
H – Como você considera importante esse conhecimento produto/serviço para uma pessoa que ainda não o conhece?
Conversar com sua audiência, com seu cliente para que você possa fazer adaptações dos ambientes.
Isso é vivo, precisa ser trabalhado, o que é hoje, pode já ser mais amanhã, é necessário você adaptar.
Links
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