Marketing para Negócios Tradicionais

Dentro da internet ficamos tentados a estudar dezenas de estratégias de marketing antes de colocar o nosso produto para vender. Só que o que você precisa entender é que no marketing MENOS É MAIS. É preciso dar um passo de cada vez para obter êxito nos seus negócios.

CONCEITO PRIMORDIAL DE MARKETING: O marketing, na minha visão, é uma ponte que conecta 2 cenários, o cliente que possui uma demanda específica á um produto ou serviço que supre essa demanda.

“Se não vende, não é criativo” – David Ogilvy

Por vezes, tentar “perfumar” demais o seu marketing tentando encontrar a “estratégia secreta” de conversão só vai te distrais. Por isso é extremamente importante ter cautela para não se perder nesse mundo de informação que é a internet pois:

“Quem muito abraça, pouco aperta” – Provébio Português

Para negócios tradicionais há um passo primordial para escalar exponencialmente que, depois de dominado, aí sim vale a pena buscar novas estratégias de marketing para complementar essa primordial que é a REDE DE PESQUISA DO GOOGLE.

A rede de pesquisa do google é tão poderosa por que lá o cliente é quem está procurando por você, não você por ele. Ele foi até o Google ou YouTube buscar um termo específico e normalmente as pessoas costumam clicar em sites e videos que aparecem na primeira página.

Fazer boas fotos para o instagram ou videos no facebook não será a melhor estratégia para quem tem negócio tradicional. Foque primeiro em ser encontrado no Google. Para isso você precisará descobrir os principais termos em que seu cliente te busca na internet.

Por exemplo, se você é um dentista e possui um escritório que atende 24h em Goiânia, você precisa entender quais palavras seu cliente digitaria no google em busca de um serviço como o seu. “dentista goiânia” “dentista 24h goiânia” e por ai vai.

Você compra esses termos através de uma ferramenta chamada Google Ads. Para quem tem negócio tradicional é quase lei ter que ser encontrado no google quando um possivel cliente te busca no google.

“Daqui a alguns anos só existirão 2 tipos de negócios: aqueles que estão na internet e aqueles que não existem” – Camilla Viriato

Quando seu Ads estiver ativadoe seu cliente já começar a te encontrar no google, quando ele clicar no seu link ele vai para o seu site, certo? E AQUI MORA UM PROBLEMA…

Por vezes, as empresas tradicionais possuem sites institucionais, que apresentam a empresa, quais são seus valores, qual é seu portfólio e assim por diante. Isso é um problema porque o cliente que chega no seu site não está em um pouco interessado no conceito da empresa, ele que apensas resolver seu próprio problema.

Por isso eu recomendo que, ao invés de um site institucional, você crie uma Landing Page onde o único objetico é captar o contato daquele possível cliente (Lead). Essa Landing Page deve possuir uma série de conteúdos estratégicos, como gatilhos mentais e estrutura, onde o objetivo é gerar lead.

Entenda que é mais importante ter o contato do seu cliente do que tentar mostrar pra ele o quanto a sua empresa é boa.

Com o contato dele em mãos, você pode iniciar o que chamamos de Inbound Sales ou funil de vendas, que é como uma consultoria para QUALIFICAR a lead e identificar se ela está pronta ou não para se tornar cliente. Se você fizer isso, será impossível não crescer o seu negócio.

OS PASSOS SÃO ESSES:

  1. Comprar, no Google Ads, palavras-chave específicas do seu negócio.
  2. Trocar o site institucional por uma Landing Page com o objetivo de captar o contato das pessoas que visitaram essa página.
  3. Iniciar processo de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, Consultoria). (Depois da captação do contato, o time de pré-vendas inicia uma qualificação dessa lead. Ver se ele está no momento de cotação de preço, de fechamento, se na verdade ele tem uma demanda maior por outro produto da empresa e etc. Nesse processo o time de pré-venda consegue qualificar e direcionar a lead para o lugar certo, de acordo com a demanda dela.
  4. Com a lead qualificada, implementa, a partir daí, as estratégias de fechamento de vendas que em resumo são 3:

UP SELLING – “Vender a mais”, oferecer outros produtos para explorar o poder de compra do cliente.

CROSS SELING – Estimula o cliente a concluir a compra inicial levando produtos que complementem o principal.

DOWN SELLING – Quando o cliente etsá quase desistindo da compra e o vendedor oferece um produto mais barato para fechar a venda.

ORIENTAÇÃO 1: Crie uma conta no Google Meu Negócio. Lá você ficará rankeado no maps, terá á disposição de todos o seu endereço, telefone e etc.

Ter uma conta no Goole Meu Negócio é FUNDAMENTAL para sua empresa.

ORIENTAÇÃO 2: Dentro do Google Ads existe uma TAG que você pode aplicar na sua Landing Page e as pessoas que visitarem essa página serão marcadas com essa TAG e você pode, a partir disso, criar campanhas de remarketing, ou seja, campanhas onde você apareça NOVAMENTE para as pessoas que já visitaram sua página.

O QUE VAI FAZER DIFERENÇA PARA SEU NEGÓCIO NÃO É IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS INOVADORAS, MAS ESTRATÉGIAS QUE VENDEM.

Conteúdos relacionados:

  1. Estratégias orgânicas para SER ENCONTRADO na internet
  2. A estratégia do Inbound Marketing
  3. Como definir um avatar + 51 Perguntas de bônus
  4. Site Marketing da Roça Oficial
  5. Curso Meu Primeiro Semente

Conheça Nossos Cursos

Sair da versão mobile