Essa é uma das minhas mentorias gravadas onde eu respondo dúvidas de quem está prestes a colocar o time em campo. Marta e Bia já possuem uma audiência considerável no YouTube, Facebook, Instagram e WhatsApp (lista de transmissão) e optaram por, no primeiro momento, fazer um lançamento 100% no orgânico (sem investir em tráfego pago).
O negócio delas envolve ensinar pintura em tecido para pessoas que querem complementar a renda com a venda dos tecidos pintados, praticar terapia ocupacional ou só querem aprender por hobby mesmo. Para captar leads elas possuem um e-book gratuito com algumas técnicas de pintura desenvolvidas pela Marta (expert)
O primeiro “dever de casa” é colocar o Pixel do Facebook na página de captura dos e-mails referente ao e-book pensando em objetivo de remarketing lá na frente. nutrir a audiência e captar e-mails não é suficiente. É preciso aquecer sempre a tua base.
Existe um processo a ser seguido para vencer no digital que é construir uma audiência, construir uma estratégia de vendas e definir um produto. E, por mais que você provavelmente já saiba disso, muitas vezes não coloca em prática e por isso não obtém resultados.
E existem duas formas de sair do lugar, a primeira é perguntando para quem sabe e aguardando resposta do tipo “O que eu tenho que fazer agora?”. E a segunda forma é começando a procurar o porquê das coisas visando caminhar sozinho lá na frente. Ser curioso e autodidata são coisas que, se você não pratica, é necessário começar. Tenha o processo claro na sua mente para que, mesmo quando mudanças precisarem ser feitas, você saiba executar.
A pílula (vídeo de até 1 minuto), o que é o que o Érico chama de nugget, tem objetivo não só de criar audiência ou aquecer ela, mas de qualificá-la. e a qualificação mais adequada é aquela que segmenta que viu até 95% do vídeo. Isso quer dizer que essa pessoa está interessada em ouvir o que você tem a dizer.
Numa segunda etapa, você vai oferecer sua recompensa digital (no caso e-book) para as pessoas que assistiram até 95% dos seus vídeos pois elas têm maior probabilidade de converterem em venda, no final do funil, por que são as pessoas mais conectadas com você e com seu conteúdo. E para aumentar esse público de visualização de vídeo 95%, é necessário investir em tráfego pago.
A terceira etapa é o webnario (Live) onde a oferta do curso será apresentada e, as pessoas que se interessar em comprar vão para uma página de vendas e posteriormente checkout concluir para sua aquisição.
O webinário é uma estratégia de marketing. É preciso fazer um script com a estrutura correta para se fazer oferta. Qualquer um que vai lançar e entra no webinário pensando na oferta possui probabilidade de sucesso baixíssima no lançamento.
Os convidados para o webnario por meio de tráfego pago serão os inscritos na lista do e-book e quem assistiu 95% das pílulas distribuídas. Os convidados orgânicos poderão vir de todas as suas mídias (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp)
OBS: A aula não é sobre o curso ou sobre ensinar algumas técnicas de como fazer o que você faz, mas deve ser focado em transformação. no caso, aumentar renda, fazer terapia ocupacional e etc.
Alguns pontos que precisam ser considerados na estratégia de vendas (webnario semente):
- Remarketing (convidando as pessoas para o webnario)
- Remarketing para venda (quando o carrinho abrir)
- Página de inscrição do webnario (para captação de e-mails)
- Sequência de e-mails do lançamento
- Página de transmissão do webinário
- Página de replay do webnario
- Página de lista de espera (para quando fechar o carrinho)
O que faz seu lançamento ser um sucesso é a sequência das ações sendo feitas na hora certa. O fórmula de lançamento é uma receita, e essa receita pede que tenha gatilhos mentais na estrutura correta.
Existe um conceito de Pareto onde ele disse que 80% dos seus resultados correspondem a 20% das suas ações. Em outras palavras, 80% do seu faturamento virar de 20% do seu público específico. Por isso, na hora de fazer a super promessa, é importante que você tenha claro qual é o seu público comprador, mesmo que você tenha diversos avatares. O discurso conta muito e é um fator determinante entre a pessoa comprar ou passar direto pela sua oferta.
Estrutura do webinário:
- Super promessa
- Plausibilidade
- História de como chegou na solução
- Conteúdo
- Explicar os entregáveis
- Oferta – CTA “Call to Action”