Dentro do mercado existe uma concorrência. Por exemplo, no mercado que eu estou hoje é o mercado de educação que ensina pessoas a operacionalizar um lançamento.
E nesse mercado eu sou um dentre centenas de outros players muito bons. E para agravar ainda mais, nessa corrida eu tenho á minha frente o Usain Bolt dos lançamento que é o Érico Rocha.

Imagina que ele está num carro de corrida de Fórmula 1 e eu tô num carrinho de rolimã. Logo, para mim, essa luta é muito complexa. É como se eu pegasse somente o farelo que cai da mesa dele. Olhando para esse cenário, sua missão é buscar entender quem você é dentro do mercado.
Se você entrar no mercado, por exemplo, para ensinar a fabricar bolos, vai ser você e mais centenas de pessoas. Então, antes de tudo, você deve sub-nichar.
Existe uma mulher que é a expert no mercado de bolos de chantininho. Se ela quisesse se posicionar no mercado apenas de bolos, a concorrência seria infinitamente maior.
Mas como ela sub-nichou e hoje se posiciona para quem quer aprender a fazer bolo de chantininho, ela é considerada “a pessoa”. A que entende mais sobre o assunto, a que produz mais conteúdo em volta do tema e etc.
Esse é um ponto muito importante para quem quer entrar no mercado de infoprodutos: descobrir qual é o seu sub-nicho.
O que eu faço no Marketing da Roça? Não concorro diretamente com o Érico Rocha pois seria uma espécie de suicídio comercial querer ensinar 6 em 7 como ele ensina. Então qual é a minha praia?
Eu pego pessoas que acompanham o trabalho do Érico a algum tempo, tem muito conteúdo, as vezes é até aluno do Fórmula de Lançamento mas não consegue lançar e minha Super Promessa é ensinar o caminho das pedras para fazer a pessoa tirar a ideia do papel e colocar na rua em até 30 dias.
A tarefa então é entender, dentro do seu mercado, qual é o sub-nicho em que você vai se posicionar como número 1.
Segundo ponto a se pensar: legitimidade. Porque você faz o que faz na internet? Só por que você gosta? Só por que você quer ganhar dinheiro online? Isso é muito raso.
Você precisa descobrir/criar uma história por trás do por que você faz o que faz. De onde vem essa paixão por ensinar o que você sabe? Essa história é o alicerce do seu negócio.
Dentro da internet você não está em um negócio tradicional de cursos pois em negócios tradicionais você tem um curso, busca pessoas que querem aprender aquilo e vende.
O seu negócio não pode ser isso, o seu negócios tem de ser “Eu tenho uma história por trás desse produto que gera uma transformação”, assim, você descobre pessoas que querem ter essa transformação e as ensina a sua jornada para que possam se espelhar nela e desejarem percorrê-la.
Isso é muito diferente de só vender cursos.
Agora passando um pouquinho para a máquina em si, vamos falar de eBook. O meu processo de distribuição de eBook é o seguinte:
Eu faço vídeos para que as pessoas comecem a criar consideração com o meu conteúdo, para que elas possam perceber em mim algum nível de autoridade.
Depois dessa galerinha criada eu começo a ver quem dessas pessoas querem mais conteúdos meus e subirem para um outro nível de relacionamento comigo. E é aí que eu ofereço o eBook.
Levando para um cenário de peixes: Eu pego, com meus vídeos, algumas pessoas que estavam no rio e abro um aquário, e só dentro desse aquário eu jogo minha isca que é o eBook.
É assim que eu me posiciono no meu mercado e essa é a minha estratégia de geração de lista.