Fazer tráfego para lançamento semente não é um “bicho de 7 cabeças” como as pessoas pensam.
A verdade é que fazer tráfego para lançamento semente é mais fácil que você imagina, desde que você entenda os fundamentos e aplique o passo a passo aqui descritos. As ferramentas necessárias para fazer essa campanha (Com objetivo de geração de lead no Facebook e Instagram) são as seguintes:
- KlickPages
- KlickSend
- Facebook Business (Gerenciador de negócios e gerenciador de anúncios)
- FanPage no facebook
- Conta do instagram vinculada ao gerenciador de negócios.
Depois que todos os passos acima foram configurados (veja o passo a passo no vídeo indexado ao artigo), em seguida, é hora de criar o Pixel do Facebook.
Para instalar o pixel em todas as suas páginas, siga os seguintes passos:
- Acesse a área de Gerenciador de eventos
- No canto superior direito, localize o botão Adicionar fonte de dados
- Escolha a opção Pixel do Facebook
- Clique em Criar Píxel
- Nomeie o seu Pixel
- Depois de ter criado o pixel, selecione Instalar o pixel agora
- Escolha a opção de Copiar e colar o código.
- Vá até a página do KlickPages e clique em editar
- Clique na “engrenagem” escrito Configurações Avançadas
- Scripts
- Adicionar script no head (cole o pixel no campo maior e dê nome a ele)
PRONTO! O pixel está instalado nesta página. Para instalar nas outras, basta repetir o processo do passo 8 em diante, assim você poderá, posteriormente, rastrear o comportamento dos leads dentro do seu site.
COMO CRIAR CAMPANHA DE GERAÇÃO DE LEADS PARA LANÇAMENTO SEMENTE
Logo depois de pré-configurar tudo, é hora de ir para o campo de batalha e aprender, na prática, como o Facebook Business funciona:
- Menu do Gerenciador de Negócios
- Gerenciador de anúcios
- Criar (botão verde)
- Mudar para criação guiada
- (Ative o “Otimização do orçamento da campanha“)
- Orçamento diário R$5,00
- Continuar.
Antes de prosseguir, preciso explicar uma coisa. Nós já criamos o Facebook Business instalamos o Pixel na página de inscrição, ok? Agora nós vamos fazer uma campanha com o intuito de convidar as pessoas para se inscreverem para participar de uma aula.
Então a campanha será veiculada tanto no Facebook quanto no Instagram convidando as pessoas para o lançamento, ou seja, quando a pessoa vai clicar no anúncio e vai ser redirecionada para uma página de inscrição. E, essa página possui algumas peculiaridades que precisam ser atendidas.
Peculiaridades da página de inscrição do lançamento semente:
- Termo de uso e política de privacidade: De acordo com o Facebook, isso é obrigatório. Muitas pessoas têm suas campanhas bloqueadas pois suas páginas não possuem termo de uso e política de privacidade. É necessário deixar claro o porque você quer o contato das pessoas e o que fará com ele.
- Se você é profissional da saúde, é preciso ter um aviso na página dizendo que seu produto não garante cura e etc. Com a finalidade de se prevenir contra qualquer mal entendido.
- Local onde a pessoa irá se inscrever, campo de inscrição onde o e-mail precisa ser obrigatório. Isto é, sem um campo de captação de contato, seu lançamento não será bem-sucedido.
- No anúncio você estará convidando a pessoa para uma aula, logo, quando ela clicar no anúncio precisará encontrar na sua página uma super promessa para que, desse modo, você consiga prender a atenção do lead a fim de fazê-lo dispor do seu tempo e comparecer na sua aula.
- Descrição breve sobre o que será a aula.
- Biografia do autor. A propósito, nunca presuma que 100% das pessoas que visitaram sua página de captura sabem quem é você e o que você faz, sendo assim, se apresente.
- Instalar o Pixel do Facebook em todas as suas páginas.
Essa campanha tem o objetivo de conversão em cadastro. Então, quando uma pessoa se cadastrar, uma outra página vai abrir automaticamente, sendo ela uma página de obrigado ou uma página de confirmação pendente.
O que é uma página de confirmação pendente?
É basicamente dizer, logo que a pessoa se cadastrar, que a inscrição dela está quase concluída, e que para confirmar a inscrição ela precisa ir até sua caixa de e-mails e clicar no link que você acabou de enviar. Depois que a pessoa clicar no link, aí sim ela é redirecionada para a página de obrigado. Ou seja, ela acabou de fazer uma dupla confirmação de que quer sim receber os seus conteúdos. Em contrapartida, se você não usa dupla confirmação, depois que a pessoa se cadastrar ela vai cair direto na página de obrigado.
Nessa página de obrigado ou de dupla confirmação, é necessário instalar o Pixel já criado e adicionar um evento chamado “conversão personalizada” para dizer o Facebook que todo mundo que visitou aquela página enfim se tornou lead. Conversão personalizada não é Pixel, pelo contrário, é um evento para dizer ao Facebook que uma ação foi concluída, como por exemplo, a de cadastro.
Continuando a campanha:
A nível de conjunto você vai clicar no campo em branco site, vai descer todas as opções e clicar em definir nova conversão personalizada. Em evento do site você vai colar a URL da sua página de obrigado. Dê um nome para essa conversão personalizada, escolha a categoria registro concluído e clique em criar. Você vai então fechar essa aba, clicar novamente no campo em branco site e escolher a conversão que você acabou de criar. Depois disso, dê um nome ao seu conjunto de anúncios.
Públicos:
Nessa campanha vou criar 2 públicos de interesses nas mídias do expert, sendo elas Facebook e Instagram. A fim de atingir apenas pessoas que já interagiram com algum conteúdo dessas mídias. Se você ainda não possui nenhum público criado primeiro você vai clicar em:
- “Criar novo” (em azul)
- Público personalizado
- Perfil comercial do instagram
- (Edita de 365 dias para 90 dias)
- Dê um nome ao seu público
- Criar público
- Concluir.
Do mesmo modo, o segundo Público:
- Criar novo
- Público personalizado
- Página do Facebook (seleciona a página)
- (Edita de 365 dias para 90 dias)
- Dê nome ao seu público
- Criar público
- Concluir.
Logo depois você edita a idade do seu público, sexo, e etc. Se você tem orçamento limitado desabilite a função “posicionamentos automáticos (recomendado)” e habilite a função “editar posicionamentos”.
Eventualmente, com orçamento muito baixo não faz sentido rodar no automático (Embora o Facebook recomende isso). Acima de tudo, entenda qual público você quer atingir, onde ele está e qual é o formato do criativo do seu anúncio (formato de feed, stories e etc) antes de escolher em quais posicionamentos veicular. Desse modo fica mais fácil analisar o que está dando certo ou não e, principalmente, aumenta as chances de “tirar leite de pedra”. Em outras palavras, gerar bons resultados mesmo com investimento baixo.
Rolando para baixo você vai desabilitar todas as opções que não tem a ver com seu criativo, por exemplo os stories, In-stream, e etc. Priorize o feed do Instagram e Facebook. Depois disso é só rolar a tela para baixo e clicar em Continuar.
Chegando agora na parte de anúncios você dará um nome para ele de acordo com o criativo que você vai utilizar (vídeo ou imagem). Selecione as páginas no Instagram e Facebook. No campo Mídia clique em Adicionar Mídia e adicione uma imagem ou vídeo. Por fim você adiciona o texto principal.
Aqui tem uma sacada que é o Facebook Library, um lugar onde você consegue pesquisar anúncios, não só por objetivos (geração de leads, conversão e etc) como também através do nome de terceiros para ter uma referência para criar a sua própria copy. Em seguida, na sua campanha, você adiciona título, em URL você coloca sua página de inscrição, depois é só clicar em Confirmar.
Sobre o seu vídeo-convite para o Lançamento Semente, existem alguns elementos a serem considerados:
Elemento 1: Apresentação. Não acredite que as pessoas te conhecem. Antes de tudo, se apresente.
Elemento 2: Objetivo do vídeo: Convidar a pessoa para uma aula sobre xxx. Então seja direto.
Elemento 3: Data e horário. Dizer quando será a aula e qual o horário da mesma de tal forma que não reste dúvidas nas pessoas. Algo como “Na próxima Terça-feira, 20 horas”
Elemento 4: CTA. Chamar a pessoa para clicar no botão e se inscrever com o intuito de assistir a aula
Pronto, sua campanha, pixel, conjunto de anúncios, públicos e anúncios do lançamento semente já estão criados. Sendo assim, basta começar a veicular e receber seus primeiros cadastros.