Como definir um avatar + 51 Perguntas de bônus

Existe um problema que muitos empresários enfrentam em seus negócios é a falta de vendas.  Obviamente vários fatores podem estar envolvidos nessa falta de resultados, mas o principal fator é o não conhecimento aprofundado sobre quem é seu avatar (Persona, cliente ideal)

Muita gente negligencia a criação do seu avatar e por isso não vendem. Fazer essa ação é fundamental para saber comunicar seu produto/serviço/solução da maneira correta para as pessoas certas.

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Você sabe a diferença entre definir público-alvo e definir persona? Várias pessoas cometem esse erro mas vou esclarecer para você. 

Público-alvo: aqui você define dados demográficos (onde seu avatar mora), gênero (se ele é homem, mulher ou ambos), idade (se seu produto atende o público infantil, jove, adulto ou idoso) e etc.

Persona: Persona vem de personagem. Diz respeito ao o que o seu cliente ideal quer aprender, onde ele busca informação, o que ele gosta de fazer no seu tempo livre, qual o sonho dele, os medos quem ele tem, se ele é solteiro ou casado, mora com os pais ou é independente e etc.

Existe um conceito bastante conhecido no Marketing chamado de 4P´s que é produto, preço, praça e promoção. O empresário precisa ter clareza do seu produto, o que ele faz, o que ele não faz, para quem ele é, para quem ele não é, e assim por diante.

O preço está mais atrelado ao valor percebido do cliente quanto ao produto ofertado do que com o preço real dele. Exemplo, se você disser a alguém que uma caneta bic custa R$1.000,00 a pessoa vai rir de você e achar absurdo de tão caro. Mas se você oferecer, para a mesma pessoa, um iPhone Xr por R$1.000,00 ela vai dar um jeito de comprar, porque o valor percebido de um celular é maior que de uma caneta.

Praça diz respeito a entender qual é o seu mercado, como é o seu segmento, como você quer e precisa se posicionar para vender mais. Entender as objeções que seus clientes possuem, a transformação que você está prometendo a ele e etc.

E o último P: Promoção. Fazer promoções é fundamental para escalar seu negócio pois permite que mais pessoas se tornem seus clientes.

Tenho algumas dicas para te dar. A primeira dica é que você crie  apenas um avatar. Existe um conceito chamado “princípio de Pareto” que diz o seguinte: 80% dos seus resultados é referente a 20% das suas ações. Ou seja, definindo bem a sua persona e atingindo 20% desse público, ele vai corresponder a 80% os resultados da sua empresa.

Para definir sua persona o primeiro passo é pensar “Esse é o tipo de cliente que eu gostaria de ter” pode ser um cara que não te dá dor de cabeça, que não reclama do preço, que dá valor ao seu trabalho, que oferece depoimento e traz outros clientes através de recomendação e etc. E o que você vai fazer? Desenhá-lo.

Existe um problema quando sua persona é muito jovem: ele não tem o próprio dinheiro, é dependente dos pais. Você precisará criar uma estratégia para comunicar sua solução para o dono do dinheiro ou você ficará sem caixa. Quem é o tomador de decisão do seu avatar? Ele mesmo outra pessoa?

Uma sacada sensacional é buscar revistas do seu nicho, entrar no site deles e dizer que quer anunciar lá. Eles vão te enviar um portfólio completo da persona deles, quanto ganham, onde moram, do que gostam, e isso pode e vai te economizar muito tempo na criação da sua própria persona.

51 perguntas para definir um avatar

Link do Bônus 51 Perguntas – http://bit.ly/2WbCTIC

A segunda dica é você ir listando, com base nas respostas, os benefícios que seu cliente quer e as objeções que ele tem. A partir daí que vai surgir a sua super oferta. É importante dizer que você não vai perguntar tudo de uma vez pois é cansativo, pergunte um pouco para uns, outro bocado para outros e assim por diante. Existem algumas ferramentas para fazer essas perguntas online como Google forms, Typeform, Klickbox, enquete no Instagram e etc

Existem quatro erros comuns que as pessoas cometem quando vão fazer a descrição  do seu avatar e que você precisa evitar:

  1. Tentar desenhar várias personas ao mesmo tempo. Não faça isso, foque em uma de cada vez.
  2. “Eu acho” é uma cilada. Pergunte para a pessoa certa e não fique de achismos.
  3. Não perca tempo com detalhes errados. Exemplo: se seu avatar gosta de usar terno mas seu nicho não é o de moda, focar nesse detalhe não faz qualquer sentido ou diferença.
  4. Esquecer o funil, a jornada de compra. Tem uma jornada bastante conhecida que é o AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) logo, é seu dever saber como chamar atenção do seu avatar, como gerar interesse nele, como despertar o desejo dele e descobrir o que motiva ele a tomar uma ação de compra.

Definir o avatar é uma das principais formas de aumentar seu faturamento, pois agora você tem tudo que precisa para comunicar sua solução da maneira certa, para pessoa certa.

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