Como vender com persuasão, técnicas de copywriter

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Acredito que tudo na vida tem um lado bom e ruim e falando de persuasão isso fica ainda mais marcante. Persuasão, na sua forma mais simples, é fazer com que alguém aja mesmo sem que ela perceba. E, para ilustrar isso, vou falar sobre 2 filmes e algumas situações vividas por mim em que a persuasão funcionou muito bem, tanto para algo bom quanto para algo ruim.

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O primeiro filme é o INSEPTION (em português, A ORIGEM): Narra um grupo de pessoas que invadem sonhos de outras para extrair/roubar informações do seu subconsciente. Em determinada parte do filme é levantada a seguinte quetão: “E se, além de EXTRAIR informações nós pudéssemos INSERIR uma idéia para que a comece a pensar da forma que queremos que ela pense?” Há muitos pensamentos que norteiam a sua mente e que não são seus, mas de outras pessoas. Elas, de alguma forma, conseguiram inserir isso no seu cérebro que, por vezes, fazem você tomar atitudes que não são suas.

Antes de prosseguir entenda uma coisa: A estratégia de vendas na internet que dá muito dinheiro não é a algo de somente um passo, ou seja, fazer uma oferta “crua” e esperar que as pessoas comprem. É preciso implementar, então, um estilo de venda persuasiva: mostrar a um público específico que existe uma oportunidade/problema que ele não está vendo (inserção) e que existe um caminho para conquistar esse sonho, ou resolver essa dor que você inseriu na mente dele.

O segundo filme é o FOCUS (Golpe Duplo): Narra uma quadrilha de estelionatários que fazem pequenos roubos em Los Angeles. Tem um momento do filme onde eles precisam convencer um homem a fazer uma aposta alta. Eles usam técnicas de inserção durante um dia inteiro e a noite o homem é induzido a fazer a aposta de alto risco com base em toda a condução mental que a quadrilha fez. E eles conseguem.

Depois de receber centenas de estímulos, a ação dele parece uma ideia própria mas nada mais é do que persuasão. Vendo uma entrevista, no Fire Festival, do Mairo Vergara (o dono do maior lançamento do Brasil), a entrevistadora pergunta a ele a técnica que ele usa para vender tento e ele responde: “JAB, JAB, JAB, DIRETO” – Jab, no boxe, diz respeito a um soco rápido e frontal com o punho mais fraco. Direto diz respeito a um soco frontal forte com o melhor punho.

Na tradução para o marketing: “CONTEÚDO, CONTEÚDO, CONTEÚDO, VENDA” “INSERÇÃO, INSERÇÃO, INSERÇÃO, AÇÃO”

Como fazer inserção? Mostrando dor, mostrando sonho, convencendo, gerando autoridade, transformando vidas através de conteúdo gratuito, gerando impcto, ajudando sua audiência. E você só consegue fazer isso conhecendo bem o seu público e sabendo trabalhar com as emoções dele.

Existem 2 gatilhos que pra mim são primordiais serem implementados nessa estratégia. O primeiro é o gatilho de EVENTO, pois remete nas pessoas a ideia de “algo novo”. Tira elas do senso de acomodação e força elas a agirem, além de aumentar sua autoridade.

O segundo gatilho é um que eu, Jonathan Machado, apelidei carinhosamente de “Gatilho mental da tia da Hinode”. E de onde ele surgiu? pois bem: Participei uma vez de um evento da Hinode, dentro desse evento eu conheci uma senhora que subiu no palco e mostrou seu contra-cheque de 75 mil reais e explicou a estratégia por traz desse ganho todo;

Na hinode eles tem, tipo um flip chart onde na frente (a parte que o cliente vê) eles apresentam a hinode e atras fica a “colinha” do vendedor. Na hora de vender ela falava “Oh meu filho, como eu não sei ler, vai lendo aqui pra mim que eu vou explicando”

Ela apresentava tudo. Só que, chegava no final ela mostrava fotos dela ganhando carro, ganhando viagem, mostrava o contra-cheque com ganho de 50 mil reais e etc. Quem pegou pra ler pensava “Caramba! essa senhora que nem sabe ler tá ganhando mais do que eu”. Muita gente entra para essas empresas desmerecendo a capacidade das outras pessoas achando que elas são fracas e se dão muito mal por isso.

Usei esse gatilho quando fui no evento ao vivio do Fórmula de Lançamento do Érico Rocha. Antes de ir eu comprei uma butina de roceiro e fui como “Caipira moderno”. Estava parado na fila conversando com as pessoas e falando sobre o Marketing da Roça quando uma mulher veio até mim, sem nunca ter me visto e pagou minha mentoria pela minha linguagem ter sido simples, sem complicação.

Eu uso uma linguagem simples para que as pessoas entendando mais facilmente, por que a partir do momento que você vê alguem simplificando algo pra você que antes você não entendia de jeito nenhum, não tem mais como desver. Você, naturalmente, vai querer auxilio de quem te ensinou de forma “entendível”

No mais, meu conselho é: Seja verdadeiro, seja genuíno, posicione-se. Você tem algo que alguém quer e dentro de você existem respostas para as perguntas que atormentam outras pessoas. Exponha isso e não se cale.

USE O QUE VOCÊ JÁ TEM PARA IMPACTAR ESSA GERAÇÃO. UM PASSO DE CADA VEZ. PERSEVERE, SEJA IMPARÁVEL.

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